Swoopy

Arte de Swoopy do jogo Donkey Kong Country 3.

Swoopies são inimigos pica-paus que também são usados como plataformas no jogo Donkey Kong Country 3.

Sumário[]

Swoopies são inimigos raros do Kremisfério Norte. Eles aparentam serem pica-paus com o corpo coberto de penas das cores vermelha e branca, e possuem um bico longo e fino.

Um único Swoopy, que não é capaz de ferir os Kongs e sem qualquer colisão de dano, inicialmente aparece na seção final da fase Springin' Spiders do mundo Kremwood Forest. Aqui, o inimigo está parcialmente escondido atrás de algumas folhagens na versão para Super Nintendo Entertainment System do jogo ou no topo da tela na versão para Game Boy Advance, posicionado entre duas árvores gigantes de ambas as versões, e voando num mesmo ponto. Na versão para SNES, o(a) jogador(a) também pode ouvir o bater de asas dele. Assim, que ele é encontrado, o(a) jogador(a) deve fazer os primatas pularem em direção ao Swoopy para que ele note os heróis, e ele irá executar um mergulho aéreo contra o tronco de uma das árvores gigantes, ficando com o seu bico preso. Este Swoopy deve ser usado pelo(a) jogador(a) como uma plataforma para alcançar a letra "G" das Letras K-O-N-G da fase, que está logo acima do inimigo. Na versão para SNES do jogo, qualquer um dos dois Kongs pode pular e alcançar o Swoopy preso a árvore e usá-lo como plataforma. Mas na versão para GBA do mesmo jogo, o inimigo colide contra o tronco da árvore numa posição mais elevada, exigindo que o(a) jogador(a) coloque Kiddy Kong na posição principal, use a habilidade de se juntar e atire Dixie Kong para o alto para alcançar o mesmo inimigo.

Na fase Swoopy Salvo do mundo Krematoa, além de alguns Swoopies inofensivos e também usados como plataformas pela fase, múltiplos destes inimigos podem ser encontrados. Aqui, a maioria deles são inimigos hostis e irão ferir os primatas por simples contato. Eles geralmente aparecem voando através de pequenos buracos nos troncos das árvores gigantes em quantidades ilimitadas e padrões fixos. No interior das árvores gigantes e ocas da fase, os buracos usados pelos Swoopies geralmente estão posicionados no sentido diagonal, com o buraco de entrada sempre um pouco mais elevado que o de saída. Estes inimigos podem ser derrotados por ovos cuspidos por Squawks, o Papagaio, que aparece na primeira metade da fase via a transformação de um Barril de Animal. Swoopies são imunes a ataques de rolagem dos Kongs, mas podem ser derrotados com ataques de salto. Na versão para GBA do jogo, quando são derrotados, Swoopies também exibem o som de um grasnado. Mas considerando a presença deles em números ilimitados, é mais aconselhável que o(a) jogador(a) só tente evitar estes inimigos quando possível. Na maioria dos locais onde eles aparecem nesta fase, há espaço suficiente entre dois Swoopies, permitindo aos heróis passarem rapidamente sem tocarem os inimigos e não receberem dano. Na segunda metade da mesma fase, o(a) jogador(a) deve controlar os primatas para escalarem cordas verticais enquanto evitando Swoopies passando pelas duas laterais das árvores ocas. Em alguns pontos da mesma seção, os Kongs devem quicar sobre alguns destes inimigos hostis para alcançarem locais altos, como um Canhão de Barril automático para prosseguir, o terceiro Barril de Bônus da fase e plataformas elevadas.

Na primeira Sala de Bônus da mesma fase, o(a) jogador(a) deve fazer os primatas pularem para o alto, fazendo três Swoopies voarem contra os troncos de duas árvores gigantes, criando plataformas para os heróis alcançarem um Canhão de Barril automático, que leva a Moeda de Bônus, num tempo-limite de quinze segundos. Na segunda Sala de Bônus, o(a) jogador(a) deve controlar Squawks para voar e coletar quinze bananas verdes enquanto evitando Swoopies, que aparecem e saem de pares de buracos nas laterais externas de duas árvores gigantes, e voando em sentido diagonal. Na versão para SNES do jogo, somente um Swoopy sai por vez, alternando entre os buracos do topo, e na versão para GBA, dois Swoopies aparecem ao mesmo tempo por vez, usando os pares respectivos de buracos. Nesta Sala de Bônus, todas as bananas devem ser coletadas dentro de um limite de tempo de quarenta e cinco segundos para revelar a Moeda de Bônus.

Curiosidades[]

  • O comportamento de inúmeros Swoopies passando por buracos constantemente é parecido com os inimigos Bazzas e Lemguins, que ambos os tipos também aparecem no jogo Donkey Kong Country 3 e que saem de buracos em quantidades ilimitadas e padrões fixos.
  • No jogo Donkey Kong Country: Tropical Freeze, um pica-pau com aparência similar a um Swoopy aparece bicando o tronco de uma árvore no início da fase de chefe Mountaintop Tussle do mundo Autumn Heights. Não é possível interagir com este pássaro.