Squawks, o Papagaio é um amigo animal que ajuda os Kongs pelos jogos da série Donkey Kong.

Aparições em Jogos[]

Donkey Kong Country[]

DKCsquawks

Arte de Squawks do jogo Donkey Kong Country.

No jogo Donkey Kong Country, Squawks só aparece em uma fase, Torchlight Trouble, que está no mundo Gorilla Glacier. Uma vez liberado de seu caixote, Squawks seguirá Donkey e Diddy Kong pela caverna escura como breu. Armado com uma lanterna brilhante, Squawks ilumina a área circundante, permitindo que os Kongs vejam à frente e completem a fase.

Donkey Kong Country 2 e Donkey Kong Land 2[]

Squawks DKC2 arte

Arte de Squawks do jogo Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest.

Durante os eventos de Donkey Kong Country 2 e Donkey Kong Land II, Squawks cresceu. Neste jogo, Squawks pode ser controlado diretamente (ao contrário de sua aparência anterior). Ele pode voar no ar batendo suas asas e atacar inimigos atirando em ovos com seu bico. Ele é encontrado pela primeira vez na fase Squawks's Shaft, que leva o seu nome. Em alguns níveis, Squawks é liberado de uma caixa. Squawks carregará seus aliados Kong através da fase, até chegar a uma Placa de Proibido Animais. Em outros níveis, os Kongs se transformarão diretamente em Squawks. Além disso, é interessante notar que os Squawks não vão voar para longe quando atingidos por um inimigo. Em vez disso, um dos Kongs cairá de suas garras. Squawks permanece jogável enquanto um segundo Kong existir. Como tal, Squawks age da mesma forma, independentemente de ser libertado de uma caixa ou transformado por um Barril de Animal. No entanto, ao carregar os Kongs, Squawks voa muito mais devagar do que quando os Kongs se transformam em Squawks, já que Squawks é obviamente desacelerado pelo peso dos Kongs.

Squawks também é o primeiro Amigo Animal a participar de uma batalha de chefe. Em Donkey Kong Country 2, Squawks tem que lutar contra o próprio líder dos Zingers, o King Zing. Na verdade, Rambi é o primeiro Amigo Animal a encontrar o chefe Zinger, mas como ele não pode derrotá-lo, ele simplesmente foge dele enquanto o chefe persegue o rinoceronte por uma fase cheia de mel (Rambi Rumble). No covil do chefe, a fase King Zing Sting, é Squawks quem realmente luta contra o enorme Rei Zinger.

Squawks tem uma contraparte roxa chamada Quawks, que só aparece em uma fase, Parrot Chute Panic, que está no mundo Gloomy Gulch. Ao contrário dos Squawks, os Quawks não podem cuspir ovos da boca ou voar para cima. Sua habilidade neste jogo é ajudar os Kongs a descer. Estranhamente, o nome de Quawks não é mencionado no final do jogo.

Na versão para Game Boy Advance , ele pode cuspir ovos um pouco mais rápido.

Donkey Kong Country 3 e Donkey Kong Land III[]

Squawks permanece o mesmo em Donkey Kong Country 3 e Donkey Kong Land III. Quawks também reaparece como um Amigo Animal bastante incomum que possui a maioria das habilidades dos Squawks, incluindo a habilidade de voar para cima. A única diferença é que ele não pode cuspir ovos, mas pode levantar Barris com suas garras e soltá-los. Da mesma forma que no jogo anterior, o nome do Quawks não é mencionado no final.

Como no jogo anterior, na versão para Game Boy Advance, ele cospe ovos em um ritmo um pouco mais rápido.

Donkey Kong 64[]

Estranhamente, Squawks retorna ao seu tamanho original em Donkey Kong 64. É Squawks quem primeiro informa Donkey Kong que suas Bananas de Ouro foram roubadas pelo vil Rei K. Rool. Nesta aventura, Squawks desempenha uma variedade de funções. Squawks atua como um guia e fornece informações aos Kongs, ele carrega Tiny Kong em suas garras se o jovem Kong encolher, e ele carrega uma lanterna em cavernas escuras (assim como no Donkey Kong Country original).

Donkey Kong Barrel Blast[]

Squawks aparece como um item no jogo de corrida Donkey Kong Barrel Blast.

Donkey Kong Country Returns e Donkey Kong Country Returns 3D[]

SquawksDKCR

Arte de Squawks do jogo Donkey Kong Country Returns para Nintendo Wii.

Squawks faz uma aparição em Donkey Kong Country Returns e Donkey Kong Country Returns 3D. Ele pode ser comprado na Loja de Cranky Kong por quinze Moedas Banana ou cinco moedas no New Mode (Novo Modo) do jogo da versão de Nintendo 3DS. Se Squawks estiver equipado pelo menu Inventory (Inventário), ele aparecerá na próxima fase em que o jogador entrar. Ele não carrega os Kongs ou ataca os inimigos como nos jogos anteriores, mas senta-se em um pequeno galho na parte inferior da tela e grita quando Donkey e Diddy Kong estão perto de uma peça do Quebra-Cabeça ou uma entrada de Sala de Bônus. Isso é muito útil para encontrar peças escondidas do quebra-cabeça, mas não para realmente obtê-las.

Donkey Kong Country: Tropical Freeze[]

Em Donkey Kong Country: Tropical Freeze, Squawks desempenha o mesmo papel dos dois jogos anteriores, Donkey Kong Country Returns e Donkey Kong Country Returns 3D: para indicar quando os Kongs estão perto de uma peça de Quebra-Cabeça ou da entrada de uma Sala de Bônus. Mas agora ele foi comprado na loja de Funky Kong, Funky's Fly 'N' Buy.

Galeria[]

Sprites[]

Curiosidades[]

  • No jogo Donkey Kong Country 2, Glimmer o peixe pescador tem uma função similar á de Squawks em iluminar o caminho para os Kongs.