Wiki Donkey kong
Advertisement

"Raiders of the Lost Banana" ("saqueadores da banana perdida", em português brasileiro), conhecido como "Os Caçadores da Banana Perdida" no Brasil, é o sexto episódio da primeira temporada da série animada Donkey Kong Country. O episódio foi escrito por Nadine Van der Velde, e teve estreia na França em 30 de agosto de 1997.

Sinopse[]

No lar de King K. Rool, Polly Roger, o papagaio de estimação do Kapitão Skurvy, está presente e está ofendendo os Kremlings. O General Klump diz que o rei não deve confiar no papagaio, mas K. Rool critica a falta de sucesso do subordinado dele, e acha que o pássaro pode ajudá-lo a conquistar a Ilha de Kongo Bongo. Ele faz um acordo e manda Polly Roger roubar o Coco de Cristal. O rei também manda o general fornecer apoio terrestre ao pássaro. O papagaio parte logo depois, seguido por Klump e alguns Kritters.

Na Cabana do Cranky, enquanto Polly Roger observa escondido, o gorila idoso não sabe qual béquer de um par contém o ingrediente certo para usar em uma das poções dele. Cranky Kong decide consultar o Coco de Cristal. Depois que a relíquia se revela de dentro de um globo e indica o recipiente correto, o pássaro agarra o Coco de Cristal e escapa, com Cranky não conseguindo impedi-lo.

Enquanto isso, Donkey Kong está na casa da árvore dele praticando um dança para o aniversário do primeiro encontro dele com Candy Kong. Sentado num balanço de pneu, Diddy Kong tenta ajudá-lo fazendo marcação de passos. O gorila erra os passos de dança, mas Diddy o encoraja a tentar de novo. Durante a segunda tentativa, Donkey escorrega numa casca de banana e cai no elevador de barril, sendo jogado para fora da casa da árvore. Diddy fica assustado e corre em direção a abertura do elevador, mas Donkey diz estar bem. Não se sentindo mais tão determinado, o gorila decide tentar outra coisa para o aniversário. De repente, Cranky se aproxima de Donkey, tendo ouvido todo o barulho, e informa sobre o roubo do Coco de Cristal. Com Diddy também ouvindo a conversa e pulando da casa da árvore, os dois heróis decidem ir recuperar a relíquia juntos.

Donkey e Diddy procuram por Polly Roger pela selva. Os dois conseguem avistar o pássaro e o perseguem balançando em cipós. Mas eles têm dificuldade em pegá-lo, e Donkey acaba batendo numa árvore e caindo. Depois que Diddy pede para ele se levantar, os dois Kongs avistam Polly Roger voar pela entrada do templo antigo de Inka Dinka Doo e o seguem. No local, Donkey e Diddy perseguem o papagaio por muitos túneis e corredores. Depois de falharem em pegá-lo, os dois decidem se separar e irem por caminhos diferentes. Eles finalmente conseguem encurralar e atacar Polly Roger, recuperando o Coco de Cristal. Mas quando os heróis estão caminhando em direção à saída do templo, dizendo que o local não é tão perigoso quanto Cranky disse, Diddy pisa num botão no chão, ativando uma armadilha de uma estaca saindo do chão. O pequeno Kong escapa por pouco dela, e ele e Donkey tentam escapar do templo, enquanto evitando várias armadilhas de estacas afiadas saindo do chão e das paredes. Os dois acabam num corredor sem saída e caem por uma passagem no chão. Donkey e Diddy aparecem numa câmara. Nela, os dois veem uma Banana Dourada sobre um pedestal. Donkey ignora o Coco de Cristal e passa a relíquia para Diddy segurar, desejando comer a banana. Mas ele logo percebe ser uma banana realmente feita de ouro. O gorila, então, decide que o objeto é o presente de aniversário perfeito para Candy. No entanto, os dois Kongs são surpreendidos pela voz de Inka Dinka Doo que acaba de acordar na mesma câmara. O ídolo de pedra repete o próprio nome fazendo um trocadilho com a palavra "não", mostrando que está zangando. Os gritos de dor de Donkey e Diddy podem ser ouvidos do lado de fora do templo enquanto mais armadilhas são ativadas.

De volta ao lar de K. Rool, o rei pergunta a Polly Roger onde está o Coco de Cristal. O papagaio diz que perdeu a relíquia e usa a falta de apoio terrestre como desculpa para a falha dele. K. Rool pergunta ao General Klump por que ele não forneceu o apoio, e ele responde que foi uma falha tática. Então, Polly e Klump começam a discutir. Isso deixa K. Rool zangado, e ele decide demiti-los, com os dois subordinados indo embora.

Na Cabana do Cranky, já tendo conseguido fugir do templo, os Kongs estão aliviados pelo Coco de Cristal estar em segurança de novo. Mas Cranky fica irritado com os dois heróis por terem acordado o ídolo de Inka Dinka Doo. O gorila idoso pergunta se os dois não tocaram em nada dentro do templo. Logo depois que ele percebe a Banana Dourada na mão de Donkey, ela libera um brilho e um tremor acontece. Cranky menciona que algo está começando. Depois que Diddy pergunta o que está acontecendo, o gorila idoso agarra a Enciclopédia Banana que caiu de uma estante. Lendo o livro, Cranky informa através de uma canção que os dois heróis causaram a ira de Inka Dinka Doo recebendo uma maldição sobre a Banana Dourada. Ao mesmo tempo, o General Klump espia do lado de fora da cabana. Após a canção, Donkey promete retornar a relíquia ao seu local original, mas lamenta que não pode usar a Banana Dourada como um presente para Candy.

Quando Donkey e Diddy estão a caminho do templo, passando pelo ancoradouro da praia da ilha, eles acabam se encontrando com Candy. Depois que ela percebe a Banana Dourada, Candy acha que é o presente dela para o aniversário deles e, Donkey se esquece totalmente da maldição e entrega a relíquia. Candy fica muito feliz com o presente, e vai embora com a Banana Dourada para o trabalho após beijar Donkey. Irritado com toda a cena, Diddy lembra o gorila da maldição da Banana Dourada. Donkey fica desapontado consigo mesmo depois de perceber o erro que acabou de cometer.

Mais tarde, Candy retorna para a Fábrica de Barris para continuar o trabalho dela após o almoço. Bluster Kong reclama dizendo que ela está atrasada dois minutos, e Candy responde que se atrasou porque recebeu um presente de Donkey. Ela mostra a Banana Dourada para Bluster, e o gorila chama o presente de barato. Mas Candy menciona não ser uma banana comum, mas feita de ouro, provavelmente sendo muito cara. Logo em seguida, a relíquia começa a brilhar, e o chão treme, com alguns barris empilhados caindo e rolando por todo lado. Bluster entra em pânico e foge para fora da fábrica. Depois do curto incidente, Candy fica irritada ao encontrar Bluster escondido dentro do helicóptero de barril e dizer que ele pisou na cabeça dela enquanto fugia. Envergonhado, ele responde que só correu para o veículo porque queria dar uma carona a ela para casa. Candy diz que isso é o mínimo que ele pode fazer por ela como compensação, mas manda Bluster ficar calado. Enquanto discutindo o perigo do tremor durante o voo, Candy fica grata que, pelo menos, o presente dela está seguro, que começa a brilhar de novo. Em seguida, a aeronave sofre um mau funcionamento no ar, com a hélice principal parando, e começa a cair. Momentos depois, enquanto Cranky está dançando dentro da cabana, o helicóptero cai pela entrada. Apesar de todos estarem a salvo, o gorila idoso manda Bluster tirar o veículo da casa dele, e então ele percebe a Banana Dourada com Candy. Depois que ela explica que é um presente de aniversário dado por Donkey, Cranky anuncia que o herói trouxe infortúnio para todos.

No lar de K. Rool, o General Klump conta ao rei tudo que ouviu sobre a Banana Dourada quando espiando na Cabana do Cranky. Acreditando que a nova relíquia possa ser tão especial quanto o Coco de Cristal, e que ele seria capaz de conquistar toda a ilha e se tornar o mestre do mal com os dois objetos, K. Rool ordena que o general roube a banana.

Donkey e Diddy retornam à Cabana do Cranky e encontram Candy. Ela explica o que aconteceu a ela e Bluster, mas Candy ainda não consegue acreditar que a Banana Dourada é amaldiçoada. Donkey diz que é o presente que está causando tudo isso, o que a deixa zangada. Candy responde que não devolverá a Banana Dourada a não ser que o gorila esteja disposto a terminar o relacionamento dos dois. Donkey e Diddy tentam avisar de novo sobre todo o azar da relíquia, mas Candy decide ir embora zangada. Antes que eles possam tentar convencê-la de novo, Bluster exige ajuda para retirar o helicóptero da cabana. Mais tarde, Candy está andando pela selva, ainda furiosa com as "desculpas ruins" que os outros estão usando com ela. Mas logo um grupo de Kremlings armados a cercam. Klump diz que a Banana Dourada de Inka Dinka Doo será a maior campanha militar dele.

Já de volta à casa da árvore deles, Donkey e Diddy discutem como recuperar a Banana Dourada e que precisam de um plano. O gorila diz não conseguir pensar por estar com fome por causa de toda a conversa sobre bananas e decide abrir a geladeira dele. Dentro dela, Donkey encontra Polly Roger comendo uma bolacha e os dois heróis exigem que o papagaio vá embora. Polly então oferece os serviços dele aos Kongs, implorando por uma chance. Enquanto os primatas discutem a ideia, Polly revela que Candy é prisioneira de K. Rool. Imediatamente, Donkey Kong percebe que a Banana Dourada é causa disso, e que é culpa dele.

No lar de K. Rool, o rei discute o que Candy quer pela relíquia, mas ela se recusa a entregar a Banana Dourada e faz piada do Kremling. Irritado, ele ameaça jogá-la na masmorra. Candy não acredita que K. Rool teria a coragem, mas o rei ordena que Klump a leve. Antes de ser levada, ela grita por ajuda. De repente, Donkey chega ao local num Vagão de Mineração. Ao verem o herói, os Kritters escoltando Candy fogem por medo. K. Rool manda o general atacar, que por sua vez, ordena que os Kritters ataquem, mas nenhum dos soldados está mais presente. Em seguida, Donkey diz que vai levar Candy para casa, e os dois cantam uma canção em dueto declarando o amor deles antes de partirem do local no vagão. Com K. Rool e Klump tendo testemunhado a canção, o rei fica emocionado e diz que a cena pode comover o coração frio dele. K. Rool logo recupera a compostura, e grita com Klump para parar quando o general dá adeus ao casal de Kongs.

Mais tarde, Donkey e Diddy finalmente conseguem devolver a Banana Dourada ao pedestal do templo de Inka Dinka Doo. Eles pedem desculpas e perguntam se o ídolo pode retirar a maldição. Inka Dinka Doo fica satisfeito e diz que fará isso. Mas, quando os dois estão saindo da câmara, Polly Roger aparece diante da relíquia. Deixando os heróis surpresos com a traição do pássaro, Polly Roger consegue fugir voando com a Banana Dourada. Inka Dinka Doo fica zangado outra vez e o chão começa a tremer. Os sons dos gritos de dor dos primatas e de várias armadilhas ativadas podem ser ouvidos do lado de fora do templo de novo.

Novamente, na Cabana do Cranky, os dois heróis informam ao gorila idoso e Candy que K. Rool está com a relíquia agora. Preocupado, Cranky decide checar a Enciclopédia Banana de novo. Felizmente, o primata idoso descobre que os Kremlings sofrerão as consequências por terem a banana amaldiçoada porque, lendo o livro em voz alta, qualquer um que pretende fazer coisas más ou ruins com a relíquia, deverá tomar cuidado. Momentos depois, uma grande explosão pode ser ouvida vindo do lar dos Kremlings. Do lado de fora do local, gritos do General Klump e Polly Roger podem ser ouvidos enquanto eles tentam fugir. Apesar disso, K. Rool ainda acredita que isso é só um pequeno obstáculo e que ele ainda possui a Banana Dourada. Ao final, Inka Dinka Doo pode ser visto. O ídolo faz um trocadilho com o nome dele e a palavra "condenado", provavelmente por K. Rool, e cai na gargalhada.

Canções[]

  • The Curse of the Golden Banana ("a maldição da banana dourada", em português brasileiro)
  • Our Love is Stronger Than a Golden Banana ("nosso amor é mais forte que uma banana dourada", em português brasileiro)

Curiosidades[]

  • O título e a história do episódio são inspirados pelo filme Os Caçadores da Arca Perdida[1]. No filme, o personagem Indiana Jones[2] busca pela Arca da Aliança[3], uma caixa dourada com poderes extraordinários, antes do Exército Nazista[4] que também deseja adquirir a relíquia para se tornar invencível.
  • O episódio introduz uma única Banana Dourada. De maneira similar ao Coco de Cristal, Bananas Douradas apareceriam mais tarde no jogo Donkey Kong 64 para Nintendo 64 como itens importantes a serem coletados.

Referências[]

Advertisement