Puftup

Arte de Puftup da cor vermelha do jogo Donkey Kong Country 2.

Puftups são inimigos baiacus que aparecem em alguns jogos da série Donkey Kong.

Sumário[]

Donkey Kong Country 2 e Donkey Kong Land 2[]

Puftups são inimigos relativamente comuns nas fases aquáticas da Ilha do Crocodilo. Em seus estados normais, eles aparentam ser peixes compridos exibindo fileiras de espinhos ao redor do corpo, e com um olhar irritado. Mas quando os Puftups se inflam, eles se parecem com balões inflados, ficando também com olhos esbugalhados e espinhos ainda mais evidentes.

No jogo Donkey Kong Country 2, há três tipos de Puftups, nas cores vermelha, cinza e roxa. O tipo da cor vermelha, sendo mais comum, segue certo padrão fixo de nado, e somente se infla quando os heróis se aproximam dele. Os tipos das cores cinza e roxa não se movem e também se inflam quando os primatas se aproximam, mas eles vão além do limite e explodem, atirando espinhos em quatro direções que podem ferir os Kongs. O tipo da cor cinza lança seus espinhos em sentidos horizontais e verticais, e o tipo da cor roxa lança espinhos na direção das quatro diagonais.

No jogo Donkey Kong Land 2 para Game Boy, Puftups também aparecem em fases aquáticas, mas são incapazes de se inflarem como suas versões de Donkey Kong Country 2.

Como demais inimigos aquáticos em ambos os jogos, Puftups são capazes de ferirem os heróis por simples contato. Enguarde, o Peixe-Espada pode derrotá-los com um ataque independente destes inimigos estarem inflados ou não. Mas considerando o quão rápido alguns deles podem se inflar, explodir e lançar espinhos, o(a) jogador(a) deve tomar cuidado para não se aproximar deles com Enguarde no momento que os Puftups explodem, ferindo o amigo animal. O efeito temporário de um Barril de Invencibilidade também pode derrotar estes inimigos por contato.

Donkey Kong 64[]

No jogo Donkey Kong 64 para Nintendo 64, Puftups também aparecem como inimigos aquáticos. Eles somente são encontrados na cor roxa e nadam em círculos em alguns pontos dentro d'água. Quando qualquer um dos Kongs controláveis se aproxima dos Puftups, eles param de nadar, se inflam um pouco e explodem em fogo como minas aquáticas. A explosão é de curto alcance e também libera espinhos, causando dano aos heróis. Os Puftups deste jogo não podem ser derrotados, devendo ser evitados pelo(a) jogador(a).

Puftoss, o chefe da fase Gloomy Galleon do mesmo jogo, também é um baiacu gigante. Durante a batalha com o mesmo chefe, depois que Lanky Kong ataca Puftoss três vezes, Puftups comuns vão aparecer na arena aquática, forçando o(a) jogador(a) a navegar o barco de Lanky em torno dos inimigos para evitar dano.

A arena do chefe King Kut Out, encontrada na fase Creepy Castle, é cercada por água onde múltiplos Puftups também são encontrados.

DK: Jungle Climber[]

Puftups estão presentes como inimigos aquáticos no jogo DK: Jungle Climber para Nintendo DS. Aqui eles têm aparência e comportamento similares às versões de Donkey Kong Country 2, constantemente inflando e desinflando seus corpos, mas nunca explodindo. Quando os Puftups estão desinflados, o(a) jogador(a) pode derrotá-los lançando um ataque carregado de corpo com Donkey Kong na direção deles.

Curiosidades[]

  • Puftups não aparecem no jogo Donkey Kong Country para Super Nintendo Entertainment System, mas nos arquivos do jogo foram encontrados sprites não-utilizados similares a Puftups.[1] Considerando a semelhança destes sprites com os Puftups que aparecem em Donkey Kong Country 2, pode-se assumir que eles foram movidos e reutilizados como inimigos no segundo jogo.
  • No jogo Donkey Kong Country: Tropical Freeze, também existem inimigos baiacus chamados Pufftups. Eles são da cor laranja/amarela e também se inflam exibindo espinhos quando os heróis se aproximam deles.

Referências[]