Kudgel (グラッバ, Glubba, no Japão) é o chefe do mundo Krem Quay, em Crocodile Isle, bem como o terceiro chefe no jogo Donkey Kong Country 2. Ele é um Kremling grande, musculoso e empunhando uma clava, capaz de fazer muito saltos altos.

Visão geral[]

Kudgel é encontrado no final do Krem Quay, no palco Kudgel's Kontest. O principal padrão de ataque do chefe é pular para fora da tela e tentar pousar sobre os Kongs. Quando Kudgel pousar, ele causará alguns tremores e atordoará temporariamente Diddy e Dixie Kong se estiverem no chão. O jogador deve continuar se movendo quando o chefe estiver fora da tela, porque Kudgel pousará bem sobre os heróis. Durante a primeira fase da batalha contra o chefe, Kudgel irá pular e pousar três vezes. O jogador pode evitar ser atordoado pulando pouco antes do chefe pousar. Ao pousar pela terceira vez, Kudgel vai girar sua clava e machucar qualquer primata próximo, mesmo se eles estiverem atrás dele na versão Super Nintendo Entertainment System de Donkey Kong Country 2. O ataque pode ser evitado ficando longe do chefe ou usando um tempo muito bom para pular. Depois de usar seu taco, Kudgel dará um salto curto e sem tremores e fará um Barril de TNT cair do topo no meio da arena, e ele pulará da tela. O jogador deve pegar rapidamente o barril de TNT e evitar Kudgel antes que ele caia sobre ele e destrua o barril. Se os Kongs chegarem muito perto do chefe, ele vai balançar seu taco e destruir o barril, prejudicando os heróis apenas na versão Game Boy Advance. Depois de ser atingido uma vez, Kudgel repetirá o mesmo padrão de ataque anterior duas vezes em ritmo mais rápido a cada vez. Pelo jogador usando a mesma estratégia de antes e acertando o chefe um total de três vezes, a primeira fase terminará.

Na segunda fase, Kudgel pousará sem sacudir o chão e começará a dar saltos curtos em direção aos heróis, sacudindo o chão e tentando pousar sobre eles. O jogador deve usar um bom timing para pular e evitar ser atordoado quando Kudgel pousar. Após três saltos curtos, o chefe fará outro Barril de TNT para cair no meio da arena. Como na fase anterior, o jogador deve rapidamente pegar o barril antes que Kudgel o destrua e jogá-lo no chefe sem chegar muito perto dele. Depois de ser atingido, Kudgel repetirá o mesmo padrão de ataque duas vezes em velocidades mais rápidas. Depois de receber mais 3 hits, Kudgel será finalmente derrotado, voando para o fundo pantanoso.

Ao derrotar o chefe pela primeira vez, os primatas ganharão uma Moeda Krem, e o mundo Krazy Kremland se tornará acessível no mapa do mundo superior da Ilha Crocodilo.

Curiosidades[]

  • O nome de Kudgel é derivado de "cudgel", que significa "clava" ou "bater com uma clava".
  • Kudgel possui um modelo de personagem com troca de cores semelhante ao Klubba. Considerando o quanto Kudgel e Klubba se assemelham, é seguro assumir que ambos os Kremlings são parentes próximos, mesmo como irmãos.
  • Kudgel e Kreepy Krow são os únicos chefes do jogo Donkey Kong Country 2 a não reaparecer no jogo Donkey Kong Land 2. Kudgel não reapareceu em Donkey Kong Land 2 devido às limitações de hardware do Game Boy e como os mundos Crocodile Cauldron e Krem Quay foram fundidos no Krem Cauldron. Kleever atua como o chefe do mundo Krem Cauldron, em vez disso.
  • Na versão GBA do jogo Donkey Kong Country 2, as calças de Kudgel foram alteradas de amarelo para vermelho. Também na mesma versão do jogo, ao pousar e sacudir o chão, Kudgel criará efeitos de ondas de choque no ar. Em algumas ocasiões, é possível jogar o Barril TNT em Kudgel e machucá-lo quando o chefe estiver no ar, ao contrário da versão SNES. Além disso, ao contrário da versão SNES, mesmo que o jogador perca a oportunidade de jogar o barril, mas continue segurando o barril, o barril não quebrará na próxima vez que Kudgel cair no chão. No entanto, nenhum novo barril de TNT cairá até que o atual seja usado.