Kleever, ou Kleaver, é o chefe do mundo Crocodile Cauldron, em Crocodile Isle no jogo Donkey Kong Country 2, o chefe do mundo Krem Cauldron no jogo Donkey Kong Land 2, bem como o segundo chefe em ambos os jogos. É uma grande espada flutuante capaz de lançar bolas de fogo.

Visão geral[]

Em Donkey Kong Country 2, o chefe pode ser encontrado no estágio Kleever's Kiln no fim do mundo Crocodile Cauldron. Kleever começa a primeira fase da batalha levantando-se da lava sendo segurada por uma mão de fogo. O chefe lançará uma série de três bolas de fogo nos Kongs. Depois que os heróis evitarem o ataque, uma Bola de Canhão cairá sobre a mesma plataforma em que eles estão pisando. Os primatas devem pegar o projétil rapidamente e jogá-lo em Kleever antes que a espada retome seu ataque de bola de fogo. Se o jogador errar o alvo ou a Bola de Canhão atual for perdida, ele só precisa evitar mais bolas de fogo até que a próxima Bola de Canhão caia do topo da tela. Ao acertar Kleever com sucesso, alguns ganchos aparecerão acima do chefe e do poço de lava central do palco. Os Kongs devem pular entre eles para atravessar o poço e alcançar a borda direita da arena enquanto fogem do chefe e suas bolas de fogo. Do outro lado, outro Bola de Canhão estará esperando pelos primatas. Eles devem jogá-lo no chefe novamente, evitando mais bolas de fogo. Depois de acertar Kleever novamente, mais ganchos aparecerão, forçando os heróis a voltarem para o lado esquerdo do palco. Assim que eles alcançarem a plataforma na borda esquerda, haverá outra Bola de Canhão nela. Depois de ferir o chefe pela terceira vez, Kleever afundará na lava lentamente, encerrando a primeira fase da batalha.

No início da segunda fase, Kleever aparecerá de repente da lava, flutuando no ar e se movendo em direção aos primatas. A espada parará diante dos heróis por alguns instantes e usará um único ataque de empurrão. Este ataque pode ser evitado pelo jogador usando um bom timing e saltando sobre Kleever. Em breve, muitos ganchos aparecerão acima do poço de lava, permanecendo lá até o final da batalha. Os Kongs devem usar esses ganchos agora e se mover em direção à plataforma do lado direito da arena, onde há outra Bola de Canhão. O chefe continuará perseguindo os heróis, tentando usar o ataque de empurrão novamente na versão do Super Nintendo Entertainment System de Donkey Kong Country 2, ou usando várias barras rápidas de perto na versão Game Boy Advance do mesmo jogo. Depois de atingir o projétil na outra borda, os primatas devem jogá-lo no chefe. Semelhante à primeira fase, se a Bola de Canhão for perdida, o jogador só precisa evitar o contato com Kleever até que a próxima caia sobre a mesma plataforma. Logo após ser atingido novamente, o chefe começará a usar ataques cortantes rápidos enquanto persegue os heróis. Esses ataques estão a curta distância e durarão alguns segundos. Para evitá-los, o jogador deve escapar usando os ganchos novamente e se mover em direção à borda esquerda do palco. Apesar dos ataques cortantes forçando os Kongs a se moverem rapidamente entre os ganchos, é aconselhável não fugir do chefe, porque a próxima Bola de Canhão só cairá depois que Kleever parar o padrão de ataque atual e continuar a perseguir os primatas usando os ataques anteriores. Depois de alcançar a Bola de Canhão e jogá-la no chefe, Kleever repetirá o padrão de ataque cortante e os Kongs devem escapar novamente para o lado direito da arena. A próxima Bola de Canhão cairá lá, e os heróis devem entregar o ataque final ao chefe. Kleever será derrotado depois de receber um total de seis golpes, e sua lâmina se quebrará em pedaços, enquanto o kilt gira no ar, cuspindo lava até afundar no poço abaixo do palco.

Existem duas Moeda de Banana flutuando no canto superior direito da arena. Eles podem ser coletados apenas durante a segunda fase da batalha do chefe, e depois que os ganchos aparecerem acima do poço de lava central. Para obter as moedas, o jogador deve fazer Dixie Kong alcançar o gancho mais alto no lado direito e usar seu movimento Giro de Helicóptero para voar em direção aos colecionáveis ​​na borda direita.

Depois de derrotar Kleever pela primeira vez, os primatas recebem um Moeda Krem e podem acessar o próximo local da ilha, o mundo Krem Quay.

Donkey Kong Land 2[]

Em Donkey Kong Land 2, o chefe agora chamado de "Kleaver" está presente no palco Kleaver's Kiln, localizado no fim do mundo Krem Cauldron. Kleaver começa a primeira fase da batalha jogando duas bolas de fogo para frente, seguidas por um Barril de Madeira. Os Kongs devem evitar os projéteis e saltar no barril para revelar uma Bola de Canhão. Eles também devem pegar o objeto e jogá-lo no chefe. Se o jogador erra o barril ou perde a Bola de Canhão, ele só precisa continuar evitando bolas de fogo até que o chefe jogue o próximo Barril de Madeira. Na verdade, se a Bola de Canhão for atingida por uma bola de fogo, o item simplesmente cairá no chão exatamente onde o personagem principal está posicionado, tornando muito fácil pegá-lo novamente. Depois que o jogador for bem sucedido em acertar Kleaver, o chefe irá afundar levemente e girar no mesmo lugar por alguns instantes, enquanto vários Krockheads emergem do poço de lava da arena. Agora, os heróis devem pular sobre o chefe e usar esses inimigos como plataformas de degraus para se mover em direção à borda direita do palco. No entanto, os Kongs devem ser rápidos porque Kleaver perseguirá os primatas tentando prejudicá-los executando golpes de perto, e os Krockheads submergirão se o jogador demorar muito para atravessar o poço, impossibilitando o progresso da batalha. Logo após os heróis chegarem ao lado direito, Kleaver chegará próximo à borda da plataforma e repetirá o ataque de lançar duas bolas de fogo e um Barril de Madeira. Os Kongs devem saltar no barril novamente e jogar a Bola de Canhão dentro do chefe. Mais Krockheads emergirão da lava novamente, indicando que os heróis devem retornar ao lado esquerdo da arena.

Depois de chegar à plataforma anterior, a segunda fase começará. Kleaver ficará próximo à borda da plataforma por alguns instantes e usará um único ataque de empurrão, tentando prejudicar os Kongs. O ataque pode ser evitado pelo jogador usando um bom timing e pulando sobre o chefe. Logo depois, um Kannon carregado aparecerá no canto esquerdo da plataforma, e Kleaver se moverá para frente e para trás na parte superior da tela, acima do mesmo objeto. O jogador deve se aproximar do Kannon e usar um bom timing para pressionar o botão "B" para atirar uma Bola de Canhão para cima, acertando Kleaver. Se o jogador errar o tiro ou demorar muito para ativar o Canhão até que ele desapareça, o chefe apenas flutuará em direção à borda da plataforma, usará seu ataque de empurrão novamente e repetirá o padrão envolvendo o Canhão. Após o projétil atingir o chefe, mais Krockheads aparecerão no poço de lava, forçando os heróis a se moverem para o lado direito da arena rapidamente antes que esses inimigos submerjam ou Kleaver alcance os Kongs. Lá, o chefe usará seu ataque de empurrão novamente, e outro Canhão carregado aparecerá no canto direito. O jogador deve pressionar o botão "B" ao lado do Canhão e acertar o chefe com sucesso pela segunda vez. Depois de receber um total de quatro acertos, Kleaver será derrotado desaparecendo abaixo da tela.

Tendo derrotado Kleaver uma vez, os Kongs ganham um Moeda Krem. O mundo seguinte, Krazy Kremland, também se torna acessível para eles.