Donkey Kong Country Returns é um jogo de plataforma desenvolvido por Retro Studios[1], e lançado para o Nintendo Wii[2] pela Nintendo em 2010. Ele é o quarto jogo da série Donkey Kong Country.

Um porte do mesmo jogo, chamado Donkey Kong Country Returns 3D, foi desenvolvido por Monster Games, Inc., e também lançado para o Nintendo 3DS[3] pela Nintendo em 2013.

Ambos os jogos de plataforma usam arte tridimensional aplicada a ambientes num ponto-de-vista bidimensional do(a) jogador(a).

Em 4 de julho de 2019, uma versão emulada[4] do jogo Donkey Kong Country Returns, chamada de Donkey Kong Returns, foi lançada oficialmente para Nvidia Shield TV somente na China.

História[]

De repente, uma erupção vulcânica acontece na Ilha Donkey Kong, e os tikis da Tribo Tiki Tak são libertados e a Torre de Tiki Tong emerge do vulcão. Usando tons musicais, os tikis hipnotizam os animais na selva para roubarem as bananas da ilha. Eles também levam o monte de bananas de Donkey Kong e Diddy Kong. Diddy percebe o roubo e vai atrás dos animais. Donkey Kong também descobre sobre isso, mas antes que possa fazer alguma coisa a respeito, Krazy Kalimba, um líder da Tribo Tiki Tak, empurra o gorila de volta para dentro da casa dele, e tenta hipnotizar Donkey. Depois do tiki falhar duas vezes na hipnose, Donkey soca o tiki múltiplas vezes e joga Krazy Kalimba para longe.

Donkey Kong (e Diddy Kong, no modo de dois(uas) jogadores(as). Em modo de um(a) jogador(a), o(a) jogador(a) precisa primeiro encontrar e atirar um Barril DK para liberar Diddy como um personagem de assistência) se prepara para começar sua aventura. Os Kongs devem enfrentar a Tribo Tiki Tak e recuperar as bananas roubadas.

Atravessando a primeira fase, Jungle Hijinxs, os heróis enfrentam animais hipnotizados e tikis comuns da Tribo Tiki Tak. Em certo ponto no fundo da mesma fase, os primatas também testemunham um tiki pilotando uma aeronave e carregando mais bananas roubadas. Depois de completar algumas fases do primeiro mundo, Jungle (Selva), os Kongs podem acessar a Loja do Cranky Kong, onde o macaco idoso vende itens opcionais para ajudar os heróis na aventura em troca de Moedas de Banana. Ele também vende uma Chave do Mapa para liberar uma fase adicional em cada mundo dos jogos. Depois de atravessar o primeiro mundo, Donkey e Diddy Kong chegam à fase do chefe, Mugly's Mound, as ruínas de uma arena em forma de coliseu na selva, onde uma criatura misteriosa, Mugly, está distraída comendo algumas bananas. Krazy Kalimba reaparece, e usa a sua música para hipnotizar e possuir Mugly. Depois de vencer a batalha contra o chefe, Mugly desmaia, e Krazy Kalimba é expulso do corpo, ficando tonto por alguns segundos. Os heróis podem esperar o tiki fugir ou socá-lo múltiplas vezes e jogá-lo para longe.

No segundo mundo, Beach (Praia), os primatas têm que enfrentar criaturas marinhas e evitar caírem na água. Eles também lutam contra um grupo de caranguejos piratas. Na fase do chefe do mesmo mundo, Pinchin' Pirates, os heróis encontram os líderes dos piratas, o Scurvy Crew, também comendo algumas bananas. A Maraca Gang, também líderes da Tribo Tiki Tak, aparecem e possuem cada um dos três caranguejos piratas para lutarem contra os primatas. Depois que os chefes são derrotados, os tikis também deixam os corpos dos chefes, como na batalha anterior, e de novo, o(a) jogador(a) é apresentado com a escolha de aguardar os tikis fugirem ou socá-los e jogá-los para longe.

No próximo mundo, Ruins (Ruínas), os Kongs atravessam ruínas de templos antigos, com estátuas e mecanismos construídos por uma civilização antiga. Na fase do chefe, Ruined Roost, os primatas encontram um gongo gigante e dourado, e um ovo grande próximo a ele. Outro líder da Tribo Tiki Tak, Gong-Oh, aparece. O tiki toca o gongo, destruindo a plataforma onde os heróis estão, e usa seus poderes telecinéticos para colocar o ovo dentro de um caldeirão dourado cheio de bombas. O ovo choca, revelando Stu, e Gong-Oh possui o pássaro. Logo que os Kongs derrotam o chefe, Stu também desmaia, Gong-Oh é expulso do corpo da criatura, e o(a) jogador(a) recebe opções similares aos chefes anteriores de como lidar com o tiki.

No quarto mundo, Cave (Caverna), os heróis têm que passar por fases dentro de cavernas de mineração, às vezes, usando Vagões de Mineração e, outras vezes, pilotando Foguetes de Barril. Chegando à fase do chefe, The Mole Train, os Kongs testemunham vagões de um trem sendo carregados com bananas por toupeiras mineradoras. Banjo Bottom, também um líder da Tribo Tiki Tak, percebe os primatas, e soa o apito próximo ao trem. As toupeiras mergulham dentro dos vagões carregados rapidamente, e o tiki hipnotiza e possui Mole Miner Max, o chefe das mesmas toupeiras. Depois de derrotar o chefe e os subordinados dele, os Kongs dão uma surra em Mole Miner Max e jogam a toupeira no vagão principal, parando o trem só um pouco antes do fim dos trilhos e de um precipício abaixo. Banjo Bottom deixa o corpo do chefe, ficando tonto, e o(a) jogador(a) escolhe como lidar com o tiki novamente.

No próximo mundo, Forest (Floresta), os Kongs chegam à uma floresta cheia de totens e criaturas perigosas, como plantas carnívoras e aranhas. Na fase Mangoruby Run, os primatas encontram Mangoruby, uma criatura misteriosa, híbrida entre lagarta e vegetal. Aqui, o líder da Tribo Tiki Tak Wacky Pipes possui essa criatura para atacar os Kongs. Os heróis triunfam de novo, derrotando Mangoruby, e recebendo a mesma escolha de deixar Wacky Pipes fugir ou jogá-lo para longe.

O sexto mundo, Cliff (Penhasco), é uma região de penhascos rochosos e frágeis, e poços de alcatrão, contendo fósseis de criaturas extintas. De fato, a maioria dos inimigos nesse mundo são esqueletos reanimados. Na fase do chefe, Thugly's Highrise, os Kongs encontram uma criatura chamada Thugly, similar ao primeiro chefe, também comendo bananas. Muitas aeronaves pilotadas por tikis aparecem, e Xylobone, outro líder da Tribo Tiki Tak, hipnotiza e possui a criatura. Com Thugly também derrotado, Donkey e Diddy Kong de novo podem deixar o tiki escapar ou socá-lo múltiplas vezes.

O sétimo mundo, Factory (Fábrica), é uma área industrial composta por fases geralmente contendo esteiras, dispositivos mecânicos e equipamento pesado. Robôs são inimigos típicos desse mundo. Em Feather Fiend, a fase do chefe, os heróis fazem uma descoberta: as bananas roubadas estão sendo esmagadas e jogadas dentro de moldes de madeira, e de algum jeito, dando vida a novos tikis. A máquina esmagando as bananas está sendo controlada por Colonel Pluck, uma galinha também hipnotizada pela Tribo Tiki Tak. Cordian, outro líder da tribo, aparece e possui Colonel Pluck. Depois de destruir a máquina do chefe, o chefe também desmaia, e a mesma escolha de deixar Cordian fugir ou socar o tiki é também apresentada aqui.

No próximo mundo, Volcano (Vulcão), os Kongs têm que atravessar estruturas de pedra, algumas delas sendo muito frágeis, enquanto evitando cair em lava. Muitos perigos e inimigos desse mundo estão muito quentes, sendo impossíveis de serem tocados sem machucar os primatas. Na fase final do chefe, Tiki Tong Terror, os heróis finalmente chegam a Torre de Tiki Tong, mas eles têm que pilotar um Foguete de Barril por uma seção vertical, enquanto evitando armadilhas e inimigos, para chegar ao topo da torre. Depois de chegar ao topo e entrar na torre, os Kongs encontram um monte de bananas roubadas e comemoram. Mas todos os líderes da Tribo Tiki Tak, anteriormente derrotados, reaparecem, junto de Tiki Tong, o grande líder da tribo. Os outros líderes coletam as bananas, jogam dentro da cabeça de Tiki Tong, e o tiki gigante transforma as bananas em líquido, derramando sobre os outros tikis. Os tikis se fundem, formando duas mãos gigantes de madeira para Tiki Tong, e começando a batalha final dos jogos. Depois de derrotar Tiki Tong, o tiki gigante explode e arremessa os heróis no espaço, em direção à lua. Donkey e/ou Diddy Kong usa(m) toda(s) a(s) sua(s) força(s) contra a lua, e a joga(m) no topo da Torre de Tiki Tong, bloqueando a saída do vulcão, e criando pressão. A torre desaparece e a lua retorna ao seu lugar no céu de forma cômica. As bananas roubadas começam a chover sobre toda a Ilha Donkey Kong, e os animais hipnotizados retornam ao normal. Donkey e Diddy Kong retornam à ilha em segurança e comemoram por terem recuperado as bananas.

Depois da sequência de créditos exibindo a equipe de desenvolvimento dos jogos, uma cena adicional mostra algumas bananas caindo sobre estátuas de macacos e as ativando. As estátuas revelam um misterioso Templo Dourado. Se o(a) jogador(a) conseguir completar todos os Templos K em cada mundo, e encontrar todos os oito Orbes Raros, ele(a) pode destrancar a entrada para o Templo Dourado.

Personagens[]

Kongs e Aliados[]

  • Donkey Kong: o personagem principal e herói da série Donkey Kong Country, Donkey Kong é um gorila poderoso e o atual líder da Família Kong. Ele é o neto de Cranky Kong, e o melhor amigo de Diddy Kong. Donkey é o único personagem controlável no modo de um(a) jogador(a) ou pelo(a) primeiro(a) jogador(a) no modo de dois(uas) jogadores(as).
  • Diddy Kong: o amiguinho de Donkey Kong, e companheiro dele em aventuras, Diddy é equipado com barris foguetes dentro da sua mochila, que permitem ele voar por curto tempo, e duas pistolas que atiram amendoins nos inimigos. Ele é somente um personagem de assistência para Donkey no modo de um(a) jogador(a) e controlado pelo(a) segundo(a) jogador(a) no modo de dois(uas) jogadores(as).
  • Cranky Kong: um macaco idoso e o avô de Donkey Kong, Cranky Kong foi o antagonista no jogo clássico Donkey Kong para Arcade e Nintendo Entertaiment System, onde ele era originalmente conhecido como Donkey Kong (Sênior). Nestes jogos, ele possui lojas em cada mapa dos mundos, onde o(a) jogador(a) pode comprar itens opcionais de auxílio durante fases em troca de Moedas de Banana.
  • Porco de Tutorial: um porco usando óculos que ajuda os Kongs nestes jogos, o Porco de Tutorial possui bancas de checkpoints entre seções de fases, que permitem o(a) jogador(a) manter parte de seu progresso atual quando os heróis são derrotados. O porco também aparece no modo de Time Attack ("ataque de tempo", em português brasileiro), onde o(a) jogador(a) tenta completar fases novamente no menor tempo possível.

Amigos Animais[]

  • Rambi, o Rinoceronte: um amigo animal da série Donkey Kong Country, Rambi é um rinoceronte poderoso. Depois que ele é libertado do seu caixote nas fases onde aparece, os Kongs podem montá-lo, sair correndo e derrotar inimigos pelo caminho com o chifre dele. Rambi também é capaz de destruir facilmente monumentos e blocos de pedra, armadilhas de madeira, e inimigos imunes ao ataques dos heróis, como Tiki Zings. Mas o amigo animal pode ser ferido por fogo. Em algumas fases, Rambi é indispensável para o progresso do(a) jogador(a), pois ele é o único capaz de empurrar plataformas para abrir passagens ou de destruir obstáculos.
  • Squawks, o Papagaio: outro amigo animal da série Donkey Kong Country, Squawks não pode mais iluminar locais escuros, carregar os primatas ou atacar inimigos cuspindo ovos. Nestes jogos, o papagaio age como um item opcional. Ele deve ser primeiro comprado da Loja do Cranky Kong por quinze Moedas de Banana ou cinco moedas durante o New Mode ("novo modo", em português brasileiro) de Donkey Kong Country Returns 3D, e equipado através do menu Inventory ("inventário", em português brasileiro) depois que o(a) jogador(a) seleciona uma fase, como demais itens nos jogos. Durante fases, Squawks aparece no canto esquerdo inferior da tela, sentado num galho, e vai ficar cada vez mais agitado quanto mais próximo(a) o(a) jogador(a) ficar de Peças de Quebra-Cabeça ou entradas para Salas de Bônus. O papagaio não reage a peças já coletadas dentro ou fora de Salas de Bônus. Mesmo se os Kongs forem derrotados, o efeito de Squawks vai ser mantido na fase atual até o(a) jogador(a) sair dela. E apenas um Squawks poder ser equipado por fase e por jogador(a), mesmo no modo de dois(uas) jogadores(as). O papagaio também não pode ser equipado durante Time Attack ("ataque de tempo", em português brasileiro) ou Mirror Mode ("modo espelho", em português brasileiro) dos jogos.

Inimigos[]

Animais/Criaturas Hipnotizadas[]

Pode-se assumir que pelo menos a maioria dos inimigos de ambos os jogos, que não são tikis, são criaturas hipnotizadas pela Tribo Tiki Tak.

  • Ack
  • Ackstack
  • Awk
  • Blue Squeekly
  • Bobbin' Squeekly
  • Bonehead Jed
  • Bopapodamus
  • Buckbot
  • Buckbomb
  • Buzzbite
  • Buzzsaw
  • Cageberry
  • Chomp
  • Cling Cobra
  • Duckpin
  • Electrasquid
  • Electroid
  • Firehead Ned
  • Fire Snake
  • Frogoon
  • Green Chomp
  • Hopgoon
  • Humzee
  • Jellybob
  • Kowalee
  • Mega Squeekly
  • Mimic
  • Mole Guard
  • Mole Miner
  • Muncher
  • Pinchly
  • Pogobot
  • Purple Squeekly
  • Pyrobot
  • Rawk
  • Robobī
  • Shooting Chomp
  • Skellirex
  • Skittler
  • Skullyrex
  • Snaggles
  • Snaps
  • Squiddicus
  • Squidly
  • Stilts
  • Toothberry
  • Vine Chomp
  • Wigglevine
  • Yellow Snaggles

Tikis[]

Membros da Tribo Tiki Tak como inimigos comuns, e abaixo da posição de líderes.

  • Char-Char
  • Flaming Tiki Buzz
  • Flaming Tiki Zing
  • Screaming Pillar
  • Tiki Boing
  • Tiki Bomber
  • Tiki Boulder
  • Tiki Buzz
  • Tiki Doom
  • Tiki Goon
  • Tiki Pop
  • Tiki Seeker
  • Tiki Tank
  • Tiki Torch
  • Tiki Tork
  • Tiki Zing
  • Ultra Char-Char

Chefes[]

Similar a inimigos que não são tikis, a maioria dos chefes dos jogos também são criaturas hipnotizadas pela Tribo Tiki Tak. Mas estes chefes são hipnotizados e possuídos pelos líderes da tribo. Geralmente, depois que os Kongs enfrentam e derrotam um chefe, a criatura desmaia, e o tiki a possuindo sai do corpo dela, e fica tonto por alguns segundos no ar. Nesse momento, o(a) jogador(a) pode aguardar alguns segundos para o tiki fugir voando em direção à tela ou fazer os primatas pularem em direção ao inimigo para começar uma sequência de ataques contra ele e jogá-lo para longe. Na segunda opção, ambos os jogos irão mudar para uma tela preta com o Kong controlado e o tiki, e o(a) jogador(a) deve esperar um ícone de comando aparecer no canto inferior direito da tela. Nesse mesmo instante, o(a) jogador(a) pode socar o tiki múltiplas vezes por balançando o Wii Remote[5] (e Nunchuk) verticalmente na versão do jogo para Nintendo Wii ou alternando rapidamente entre os botões "Y" e "X" na versão do jogo para Nintendo 3DS. É possível atacar o tiki até cerca de vinte e duas vezes, com o número sendo exibido somente na tela de resultados da fase de chefe atual. Mas o número não tem quaisquer repercussões nos jogos, ele é somente pelo sentimento de realização do(a) jogador(a).

  • Mugly (controlado por Krazy Kalimba)
  • Scurvy Crew (controlado pela Maraca Gang)
  • Stu (controlado por Gong-Oh)
  • Mole Miner Max (controlado por Banjo Bottom)
  • Mangoruby (controlado por Wacky Pipes)
  • Thugly (controlado por Xylobone)
  • Colonel Pluck (controlado por Cordian)
  • Tiki Tong

Itens[]

  • Bananas: sendo os itens mais comuns para coletar nos jogos, Bananas podem indicar que caminho o(a) jogador(a) deve seguir ou a localização de passagens secretas dentro de fases. O(a) jogador(a) irá receber uma vida extra se coletar cem bananas. Pencas comuns de bananas contêm cinco bananas, e pencas grandes e mais raras contêm vinte bananas.
  • Moedas de Banana: como a moeda corrente dos jogos, o(a) jogador(a) pode utilizar Moedas de Banana coletadas para comprar itens na Loja do Cranky Kong. Moedas de Banana podem se encontradas em vários locais dentro de fases, incluindo Salas de Bônus, apesar de não serem tão comuns quanto bananas. Se o(a) jogador(a) for capaz de fazer os Kongs pularem e quicarem em, pelo menos, três inimigos consecutivamente ou derrotar três inimigos em sequência atirando um único barril, ele(a) ganhará uma Moeda de Banana. Mantendo um dos dois tipos de ataques em sequência após o terceiro inimigo, o(a) jogador(a) também ganhará uma nova moeda para cada novo ataque ou adversário derrotado, entre o quarto e o sétimo inimigos consecutivos. Nos jogos, o(a) jogador(a) só pode possuir um número máximo de 999 Moedas de Banana.
  • Balões de Vida Extra: balões vermelhos são associados ao número de vidas extras do(a) jogador(a) nos jogos. As vidas extras permitem o(a) jogador(a) ter uma nova chance de tentar vencer obstáculos e inimigos, e completar uma fase depois que os primatas são derrotados, evitando que ele(a) seja mandado(a) para a tela de Game Over ("fim de jogo", em português brasileiro), e tenha que recomeçar de um arquivo de jogo salvo. Nestes jogos, somente balões vermelhos são relacionados a vidas extras. Sempre que os Kongs são derrotados dentro de uma fase, eles retornam ao início dela ou ao checkpoint ativado mais recentemente, flutuando do topo da tela e segurando o balão vermelho. No modo de dois(uas) jogadores(as), dois balões vermelhos são perdidos quando ambos os heróis são derrotados. Se o Kong de um(a) jogador(a) é derrotado, mas o do(a) outro(a) ainda está presente, o(a) jogador(a) com o primata derrotado pode gastar uma vida extra a qualquer momento e invocar um Barril DK, flutuando do topo da tela amarrado a um balão vermelho, e contendo o seu personagem. Mas o(a) jogador(a) com o Kong presente deve tocar o Barril DK para invocar o personagem do(a) outro(a) jogador(a) antes que o barril desapareça no fundo da tela, desperdiçando a vida extra gasta por nada. Se o jogador com o Kong presente apontar o Wii Remote em direção ao Barril DK na versão para Nintendo Wii do jogo ou pressionar o botão "Y" ou "X" na versão para Nintendo 3DS do jogo, ele(a) vai atrair o barril instantaneamente para o seu personagem, mesmo se o barril já estiver abaixo do herói. Além disso, se o(a) jogador(a) for capaz de fazer os Kongs pularem e quicarem em, pelo menos, oito inimigos consecutivamente ou atirar um barril e derrotar oito adversários em sequência, ele(a) ganhará uma vida extra. Se o(a) jogador(a) também conseguir fazer um dos dois ataques continuar após o oitavo inimigo, ele(a) receberá mais uma vida extra por cada novo ataque ou inimigo derrotado. Balões vermelhos podem ser encontrados dentro de algumas Salas de Bônus de fases ou comprados da Loja do Cranky Kong em grupos de uma, três ou sete unidades. O número máximo de vidas extras que o(a) jogador(a) pode ter em ambos os jogos é 99 unidades.
  • Balões Verdes: são itens equipáveis que salvam os Kongs depois que eles caem em buracos dentro de fases, fazendo eles flutuarem para o alto temporariamente. O(a) jogador(a) pode usar os botões direcionais "Esquerdo" e "Direito" para manobrar o balão e levar os primatas para uma plataforma segura antes que o balão estoure. Balões verdes não funcionam em buracos de Salas de Bônus. Eles são itens opcionais que aparecem somente na Loja do Cranky Kong, cada unidade vendida por três Moedas de Banana, durante o New Mode ("novo modo", em português brasileiro) do jogo Donkey Kong Country Returns 3D. Depois de ser comprado, para o item ser usado, o(a) jogador(a) deve primeiro equipar o balão verde no menu Inventory ("inventário", em português brasileiro) depois de selecionar uma fase. O(a) jogador(a) pode equipar múltiplos balões verdes, mas no modo de dois(uas) jogadores(as), cada um(a) deve equipar o item para ter efeito sobre o seu respectivo personagem. No mesmo modo, se Diddy Kong está montado nas costas de Donkey Kong, os dois personagens podem dividir o efeito de um único balão verde, independente do(a) jogador(a) que equipou o item. O mesmo item não pode ser equipado em fases com seções de veículos, como vagões de mineração e Barris Foguetes. E se o(a) jogador(a) equipar o balão verde e completar a fase atual sem usá-lo, o item não será perdido e retornará para o menu de inventário do jogo. Balões verdes também não pode ser equipado durante o Time Attack ("ataque de tempo", em português brasileiro) e Mirror Mode ("modo espelho", em português brasileiro) de ambos os jogos.
  • Corações: são itens que o(a) jogador(a) pode coletar para reabastecer os contêineres de saúde dos Kongs nos jogos. Corações medem a saúde dos heróis, e eles geralmente perdem um coração para cada vez que recebem dano. Logo após o dano, o corpo dos primatas vai piscar e eles ficaram invencíveis a ataques e contato com inimigos por alguns instantes. Se todos os corações se esgotarem, os personagens serão derrotados. Esses itens são relativamente comuns de se encontrarem dentro de fases. Geralmente, durante batalhas de chefe, se um dos primatas recebeu algum dano, o próximo ataque bem sucedido ao chefe gerará um coração que irá desaparecer após alguns segundos. Entrar ou sair de fases irá sempre reabastecer todos os contêineres de saúde dos heróis. Durante o Mirror Mode ("modo espelho", em português brasileiro), todos os corações da fase atual são substituídos por bananas ou desaparecem.
  • Impulsos de Coração: são itens equipáveis que adicionam um contêiner de coração para a saúde dos primatas durante uma fase. Eles são itens opcionais obtidos somente na Loja do Cranky Kong pelo preço de dez Moedas de Banana ou três moedas no New Mode ("novo modo", em português brasileiro) da versão para Nintendo 3DS do jogo. Depois que são comprados, e similar a outros itens dos jogos, o(a) jogador(a) precisa primeiro selecionar uma fase e equipar o Impulso de Coração pelo menu Inventory ("inventário", em português brasileiro). Múltiplas unidades deste item podem ser equipadas durante uma fase. Se o(a) jogador(a) tomar algum dano com o item equipado, o contêiner extra não desaparecerá, e ele pode ser reabastecido com corações. O contêiner extra será mantido até o(a) jogador(a) deixar a fase atual, e mesmo se os Kongs forem derrotados dentro dela. No modo de dois(uas) jogadores(as), os dois personagens podem dividir o efeito de um Impulso de Coração quando Diddy Kong está montando nas costas de Donkey Kong. E similar a outros itens equipáveis, o Impulso de Coração não pode ser usado durante Time Attack ("ataque de tempo", em português brasileiro) e Mirror Mode ("modo espelho", em português brasileiro) de ambos os jogos.
  • Letras K-O-N-G: são letras encontradas na maioria das fases dos jogos, exceto em fases de chefe. Mas coletar todas elas dentro de uma fase não concede uma vida extra ao(a) jogador(a) como em jogos anteriores. Nestes jogos, o(a) jogador(a) ganha um emblema vermelho de estrela na tela de resultados da fase atual. Coletar todos os emblemas de estrela em cada fase de um mundo libera o Templo K, uma fase extra e de maior dificuldade. Na versão para Nintendo 3DS do jogo, se o(a) jogador(a) coletar todas as Letras K-O-N-G durante uma fase no Mirror Mode ("modo espelho", em português brasileiro), o seu emblema vermelho será substituído por um emblema similar na cor azul.
  • Chaves de Mapas: são itens que destrancam o cadeado sobre uma fase na maioria dos mundos dos jogos, desbloqueando o acesso a elas. A Chave de Mapa para cada mundo somente pode ser comprada por vinte Moedas de Banana ou dez moedas durante New Mode ("novo modo", em português brasileiro) da versão do jogo para Nintendo 3DS da Loja do Cranky Kong nos respectivos mundos. Depois que o(a) jogador(a) compra a chave e sai da loja, ela vai ser ativada imediatamente no mapa do mundo atual, destrancando o cadeado da fase. Mas o(a) jogador(a) ainda precisará completar fases vizinhas para chegar a localização da fase anteriormente trancada.
  • Suco de Banana: é um item equipável que concede certa invencibilidade à saúde dos Kongs nos jogos, permitindo os heróis receberem um número maior de ataques. O Suco de Banana é um item opcional que só pode ser comprado da Loja do Cranky Kong por vinte Moedas de Banana em Donkey Kong Country Returns, dez moedas no Original Mode ("modo original", em português brasileiro) em Donkey Kong Country Returns 3D ou sete moedas no New Mode ("novo modo", em português brasileiro) em Donkey Kong Country Returns 3D. Como demais itens, o(a) jogador(a) também deve primeiro equipar o Suco de Banana no menu Inventory ("inventário", em português brasileiro) depois de selecionar uma fase. Dentro de uma fase com o item equipado, os primatas ficarão dourados e exibirão uma pose de resistência ao invés de dor quando recebendo dano durante o efeito do suco. Cada Suco de Banana equipado garante dez pontos de invencibilidade em Donkey Kong Country Returns e durante Original Mode ("modo original", em português brasileiro) em Donkey Kong Country Returns 3D ou cinco pontos no new mode ("novo modo", em português brasileiro) em Donkey Kong Country Returns 3D. Em ambos os jogos, o efeito do item é perdido se os Kongs caírem dentro de um buraco, exceto durante New Mode ("novo modo", em português brasileiro) em Donkey Kong Country Returns 3D. No modo de dois(uas) jogadores(as), os dois personagens podem dividir o efeito de único Suco de Banana se Diddy Kong está montado nas costas de Donkey Kong. O mesmo item não pode ser equipado durante Time Attack ("ataque de tempo", em português brasileiro) e Mirror Mode ("modo espelho", em português brasileiro) de ambos os jogos.
  • Guardas de Colisão
  • Peças de Quebra-Cabeça
  • Caixotes de Animais
  • Vagões de Mineração
  • Orbes Raros
  • Plataformas DK

Mundos e Fases[]

Jungle[]

  • 1-1 Jungle Hijinxs
  • 1-2 King of Cling
  • 1-3 Tree Top Bop
  • 1-4 Sunset Shore (fase liberada depois da Chave de Mapa ser comprada na Loja do Cranky Kong neste mundo)
  • 1-5 Canopy Cannons
  • 1-6 Crazy Cart
  • 1-B Mugly's Mound
  • 1-K Platform Panic (fase secreta liberada depois de todas as Letras K-O-N-G serem coletadas neste mundo)

Beach[]

  • 2-1 Poppin' Planks
  • 2-2 Sloppy Sands
  • 2-3 Peaceful Pier
  • 2-4 Cannon Cluster
  • 2-5 Stormy Shore
  • 2-6 Blowhole Bound (fase liberada depois da Chave de Mapa ser comprada na Loja do Cranky Kong neste mundo)
  • 2-7 Tidal Terror
  • 2-B Pinchin' Pirates
  • 2-K Tumblin' Temple (fase secreta liberada depois de todas as Letras K-O-N-G serem coletadas neste mundo)

Ruins[]

  • 3-1 Wonky Waterway
  • 3-2 Button Bash
  • 3-3 Mast Blast
  • 3-4 Damp Dungeon (fase liberada depois da Chave de Mapa ser comprada na Loja do Cranky Kong neste mundo)
  • 3-5 Itty Bitty Biters
  • 3-6 Temple Topple
  • 3-B Ruined Roost
  • 3-K Shifty Smashers (fase secreta liberada depois de todas as Letras K-O-N-G serem coletadas neste mundo)

Cave[]

  • 4-1 Rickety Rails
  • 4-2 Grip 'n' Trip
  • 4-3 Bombs Away
  • 4-4 Mole Patrol (fase liberada depois da Chave de Mapa ser comprada na Loja do Cranky Kong neste mundo)
  • 4-5 Crowded Cavern
  • 4-B The Mole Train
  • 4-K Jagged Jewels (fase secreta liberada depois de todas as Letras K-O-N-G serem coletadas neste mundo)

Forest[]

  • 5-1 Vine Valley
  • 5-2 Clingy Swingy
  • 5-3 Flutter Flyaway
  • 5-4 Tippin' Totems
  • 5-5 Longshot Launch
  • 5-6 Springy Spores (fase liberada depois da Chave de Mapa ser comprada na Loja do Cranky Kong neste mundo)
  • 5-7 Wigglevine Wonders
  • 5-8 Muncher Marathon
  • 5-B Mangoruby Run
  • 5-K Blast 'n' Bounce (fase secreta liberada depois de todas as Letras K-O-N-G serem coletadas neste mundo)

Cliff[]

  • 6-1 Sticky Situation
  • 6-2 Prehistoric Path
  • 6-3 Weighty Way
  • 6-4 Boulder Roller
  • 6-5 Precarious Plateau (fase liberada depois da Chave de Mapa ser comprada na Loja do Cranky Kong neste mundo)
  • 6-6 Crumble Canyon
  • 6-7 Tippy Shippy
  • 6-8 Clifftop Climb
  • 6-B Thugly's Highrise
  • 6-K Perilous Passage (fase secreta liberada depois de todas as Letras K-O-N-G serem coletadas neste mundo)

Factory[]

  • 7-1 Foggy Fumes
  • 7-2 Slammin' Steel
  • 7-3 Handy Hazards (fase liberada depois da Chave de Mapa ser comprada na Loja do Cranky Kong neste mundo)
  • 7-4 Gear Getaway
  • 7-5 Cog Jog
  • 7-6 Switcheroo
  • 7-7 Music Madness
  • 7-R Lift-Off Launch
  • 7-B Feather Fiend
  • 7-K Treacherous Track (fase secreta liberada depois de todas as Letras K-O-N-G serem coletadas neste mundo)

Volcano[]

  • 8-1 Furious Fire
  • 8-2 Hot Rocket
  • 8-3 Roasting Rails
  • 8-4 Smokey Peak (fase liberada depois da Chave de Mapa ser comprada na Loja do Cranky Kong neste mundo)
  • 8-5 Bobbing Basalt
  • 8-6 Moving Melters
  • 8-7 Red Red Rising
  • 8-B Tiki Tong Terror
  • 8-K Five Monkey Trial (fase secreta liberada depois de todas as Letras K-O-N-G serem coletadas neste mundo)

Cloud (somente na versão para Nintendo 3DS)[]

  • 9-1 Crushin' Columns (fase liberada depois de todos os oito Orbes Raros serem coletados nos mundos anteriores da versão para Nintendo 3DS)
  • 9-2 Gushin' Geysers
  • 9-3 Spiky Surprise
  • 9-4 Mischievous Moles
  • 9-5 Topsy Turvy
  • 9-6 Tar Ball Fall
  • 9-7 Robo Factory
  • 9-8 Lavawheel Volcano
  • 9-9 (or 9-1) Golden Temple (fase liberada depois de todos os oito Orbes Raros serem coletados nos mundos anteriores das versões para Nintendo Wii e Nvidia Shield TV) (fase presente nas versões para Wii, 3DS e Nvidia)

Galeria[]

Referências[]