Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest (Super Donkey Kong 2, no Japão) é um jogo desenvolvido pela Rareware para o Super Nintendo Entertainment System e lançado pela Nintendo em 5 de dezembro de 1995. Ele é o segundo jogo da série Donkey Kong Country, sendo uma sequência para o jogo Donkey Kong Country.

Enredo[]

Após derrotar o Rei K. Rool, os Kongs voltam para as Ilhas DK com a reserva de bananas de Donkey Kong. Logo depois DK estava relaxando, quando o Flying Krock se aproxima da ilha. K. Rool (agora como Kapitão K. Rool) envia os Kremlings para a ilha e seqüestra Donkey Kong. Ele só irá libertá-lo se a família Kong entregar a reserva de bananas de Donkey Kong para ele. Então, Diddy e sua namorada (que não é sua prima) Dixie vão para a Ilha do Crocodilo (o lar dos Kremlings) para resgatá-lo, mas para isso Diddy e Dixie precisam atravessar uma série de lugares da ilha, incluindo o Gangplank Galleon, o Crocodile Caudron, a Krazy Kremland e muitos outros.

Jogabilidade[]

A jogabilidade é um pouco mais variada do que a do jogo anterior. Donkey Kong Country 2 conta com várias inovações e mais controles.

  • Uma delas é a presença das Moedas Banana. Tem um desenho de uma penca de bananas e usadas para salvar, comprar informações e dicas dos Kongs.
  • Os níveis de bônus estão mais detalhados e ao completá-los você ganhará Kremkoins, moedas com o desenho do rosto de K. Rool. Ao completar todos os bônus de uma determinada fase, o nome dela passará a vir acompanhado de um ponto de exclamação (!). Exemplo: "Pirate Panic!". Existem 75 Kremkoins e 47 fases no jogo.
  • O jogo apresenta o Mundo Perdido, que é composto por cinco fases e um chefe. O portal para cada um das cinco fases é um barril de ouro, encontrado em cada um dos outros cinco mundos do jogo e protegido por um guardião, que só libera a entrada ao receber a quantia de quinze Kremkoins.
  • O jogo apresenta a escola, lá podemos comprar informações, tanto do jogo, como de fases próximas, além de se salvar o jogo.
  • O jogo conta com um quiz de nove perguntas em cada um dos mundos. O prêmio por acertar são três balões de vida, um vermelho, um verde e um azul.
  • Outra novidade são as quarenta moedas gigantescas com um "DK" estampado. Usadas para aumentar sua colocação como herói de videogame no fim do jogo.

Músicas[]

A trilha sonora (com base na vertente da Trance Music) é considerada pelos críticos como uma das trilhas sonoras mais belas criadas para o SNES. A trilha sonora foi composta inteiramente por David Wise e foi lançado no mesmo ano do lançamento de jogos (1995), em 1 de outubro. A trilha sonora da série foi bem recebida criticamente.

Personagens[]

Família Kong[]

  • Diddy Kong: Diddy agora é o personagem principal.Ele volta com as mesmas habilidades do jogo anterior, sua jogabilidade continua exatamente a mesma.É um pouco mais rápido do que Dixie.Aos finais das fases, dança com um rádio.
  • Dixie Kong: Não demorou muito para que os jogadores passassem a amar a nova personagem.Dixie estreia no game e é um dos personagens favoritos e mais populares da saga por ter uma habilidade em especial:ela pode planar!Apesar de não ser tão rápida quanto Diddy, seu diferencial a faz ser a kong mais útil do jogo.Aos finais das fases, toca sua guitarra.
  • Wrinkly Kong: Diretora da escola dos kongs, ela fica responsável principalmente por salvar seu progresso no game.
  • Cranky Kong: Dá dicas em forma de enigmas sobre diversos itens que podem ser encontrados pelas fases.
  • Swanky Kong: Tem um mini-show na maioria dos mapas, onde os kongs podem obter várias vidas.
  • Donkey Kong: Foi sequestrado e aparece amarrado no final do game.

Chefes[]

  • Krow: É um abutre gigante que os Kongs o derrotam com 4 ataques de ovos que o chefe joga na arena.
  • Kleever: É uma espada possuída que ataca os Kongs com bolas de fogo ou tentando esfaqueá-los. Os Kongs o derrotam com 6 ataques de balas de canhão que caem na arena de um lado pro outro, sendo necessários ganchos para pegar as bolas de canhão.
  • Kudgel: É o irmão de Klubba e um Kremling que ataca os Kongs causando pequenos terremotos na arena ao pular de um lado para o outro. Os Kongs o derrotam com 6 ataques de barris TNT que caem na arena.
  • King Zing: É um rei das Zingers. Os Kongs se transformam em Squawks para derrotá-lo, onde que primeiramente os Kongs atacam o ferrão dele 6 vezes, depois o chefe se transforma numa abelha vermelha rodeada por abelhas amarelas, ao matar as amarelas, King Zing, se transforma numa abelha comum, onde que com mais 3 ataques de Squawks ele morre.
  • Kreepy Krow: Krow volta dos mortos sendo um fantasma, onde ataca os Kongs com abutres fantasmas e vivos e com ovos também. Os kongs o derrotam com 3 ataques de barris que caem na arena quando um abutre vivo é morto.
  • Kapitão K. Rool (primeira batalha): A primeira batalha contra K. Rool é em sua aeronave, onde ele usa sua arma para atacar os Kongs com bolas espinhosas e bolas de fumaça com 3 cores distintas que causam diferentes reações aos Kongs (azul paralisa, vermelho deixa lento e roxo inverte o controle) quando atingidos. Os Kongs o derrotam com 9 ataques de balas de canhão que surgem na arena por influência do chefe ou não. K. Rool cai da Ilha do Crocodilo e cai na água em torno dela, onde ele é aparentemente comido pelos tubarões.
  • Kapitão K. Rool (segunda batalha): A segunda batalha contra K. Rool é um pouco mais simples que a anterior, onde após desviar de uma sequência de ataques, os Kongs o derrotam com apenas um ataque com uma bala de canhão que sai da arma do chefe.

Mundos e Fases[]

Gangplank Galleon[]

É o navio de K. Rool que encalhou na praia da Ilha do Crocodilo. O mundo tem seis fases e seu chefe é Krow.

  • Pirate Panic
  • Mainbrace Mayhem
  • Gangplank Galley
  • Lockjaw's Locker
  • Topsail Trouble
  • Krow's Nest

Crocodile Cauldron[]

É uma área vulcânica que tem minas de diamante e ouro, além de um barco no centro partido ao meio. O mundo possui seis fases e seu chefe é Kleever.

  • Hot-Head Hop
  • Kannon's Klaim
  • Lava Lagoon
  • Red-Hot Ride
  • Squawks's Shaft
  • Kleever's Kiln

Krem Quay[]

É uma espécie de cais, ele tem pântanos, um navio partido ao meio e um espinheiro. O mundo tem sete fases e seu chefe é Kudgel.

  • Barrel Bayou
  • Glimmer's Galleon
  • Krockhead Klamber
  • Rattle Battle
  • Slime Climb
  • Bramble Blast
  • Kudgel's Kontest

Krazy Kremland[]

É o ninho das Zingers, onde tem colmeias, o parque de diversões dos Kremlings, além de contar com um pântano e um espinheiro. O mundo possui sete fases e seu chefe é King Zing.

  • Hornet Hole
  • Target Terror
  • Bramble Scramble
  • Rickety Race
  • Mudhole Marsh
  • Rambi Rumble
  • King Zing Sting

Gloomy Gulch[]

É uma floresta assombrada que contém uma biblioteca e uma colmeia. O mundo tem seis fases e seu chefe é Kreepy Krow.

  • Ghostly Glove
  • Haunted Hall
  • Gusty Glade
  • Parrot Chute Panic
  • Web Woods
  • Kreepy Krow

K. Rool's Keep[]

É o castelo de K. Rool, onde apresenta geleiras e uma mina de esmeraldas. O mundo possui sete fases. Na versão do jogo para SNES, não há chefe. Mas na versão para Game Boy Advance do mesmo jogo, há um chefe chamado Kerozene, um Kremiling gigante.

  • Arctic Abyss
  • Windy Well
  • Castle Crush
  • Clapper's Cavern
  • Chain Link Chamber
  • Toxic Tower
  • Stronghold Showdown

The Flying Krock[]

É a aeronave de K. Rool, onde ainda tem um espinheiro. O mundo tem apenas duas fases e seu chefe é Kapitão K. Rool.

  • Screech's Sprint
  • K. Rool Duel

Lost World[]

É uma área onde apresenta algumas selvas, além de ter uma geleira, um vulcão e o núcleo da ilha. O mundo tem seis fases e seu chefe também é Kapitão K. Rool.

  • Jungle Jinx
  • Black Ice Battle
  • Klobber Karnage
  • Fiery Furnace
  • Animal Antics
  • Krocodile Kore