Wiki Donkey kong
Advertisement

"Cranky's Tickle Tonic" ("tônico de cócega do Cranky", em português brasileiro), conhecido como "O Tônico do Riso" no Brasil, é o nono episódio da primeira temporada da série animada Donkey Kong Country. A história do episódio é de autoria de Erika Strobel e foi escrito por Nadine Van der Velde, e teve estreia na França em 11 de outubro de 1997.

Sinopse[]

À noite, sons altos de batidas podem ser ouvidos vindo das Montanhas Brancas. Na Cabana do Cranky, Cranky Kong fica irritado por ter sido acordado pelos barulhos de Eddie, o Velho e Perverso Yeti e acha que é "hora de fazer um ajuste no comportamento" dele. Consultando um livro de poções e feitiços, o gorila idoso decide criar uma poção para fazer Eddie ficar quieto. Depois de juntar a maioria dos ingredientes da poção, ele lê um aviso sobre o ingrediente secreto que só deve ser adicionado quando a poção está a ponto de ser usada. Ele então adiciona o ingrediente e bebe a poção para testá-la dizendo que se funcionar nele, também vai funcionar em qualquer um.

Durante o dia, no cais do lado de fora da cabana do Voos do Funky, Donkey Kong, Diddy Kong e Funky Kong estão deitados se sentindo muito cansados. Nenhum deles conseguiu dormir na noite anterior por causa dos barulhos de Eddie que ainda podem ser ouvidos. Eles se perguntam o que pode ter feito ele ficar tão ranzinza para não parar de bater com a clava dele. Eles também concluem que quanto mais velho Eddie fica, mais perverso ele se torna, e o mais perverso ele fica, mais barulhento ele também se torna, deixando todos irritados no processo. De repente, um holograma de Cranky do Coco de Cristal aparece diante deles. O gorila idoso está rindo descontroladamente. Apesar de deixar os três Kongs confusos, ele manda Donkey e Diddy virem até a cabana dele o quanto antes.

Enquanto isso, no lar dos Kremlings, eles também estão sofrendo os efeitos das batidas barulhentas, com King K. Rool mencionando o quanto está irritado e cansado. Ouvindo o General Klump roncar enquanto dormindo de pé, o rei manda ele acordar dizendo que ninguém mais dorme se ele não consegue. Com o general acordando e perguntando qual é o problema, K. Rool responde que não consegue criar um plano novo para dominar a ilha de Kongo Bongo sem ter uma boa noite de sono. O rei também diz que Klump deveria encontrar a origem do barulho incomodo. O general responde que os batedores dele descobriram que a fonte do barulho está vindo das proximidades das Montanhas Brancas, mas eles não conseguiram identificar o local exato. O rei ordena que ele mesmo procure pela localização do barulho. Mas depois do general confirmar a ordem, ele cai no sono em pé de novo, deixando K. Rool zangado e fazendo ele gritar com Klump.

Mais tarde, Donkey e Diddy já estão na Cabana do Cranky. O primata idoso diz para os dois ficarem quietos enquanto explica como vai consertar o humor ruim de Eddie. Donkey comenta que Eddie não parece ser o único precisando de uma melhora de humor, com Cranky respondendo ter ouvido esse comentário. O gorila idoso explica que o "Tônico do Riso" é a resposta para fazer Eddie rir como uma hiena. Donkey se oferece para entregar a bebida, mas Cranky diz que só ele pode entregá-la porque precisa adicionar o ingrediente secreto no momento que ela for usada. Ele também fala que vai pegar uma carona no avião de Funky, para surpresa dos dois heróis presentes. O primata idoso responde que não tem escolha, pois isso vai fazer a viagem mais curta, evitando que Donkey e Diddy possam causar qualquer problema na ausência dele. Enquanto Cranky sai, ele também manda os dois heróis guardarem o Coco de Cristal e não tocar em nada. Donkey e Diddy dizem para Cranky não se preocupar, mas em seguida, o gorila diz estar cansado demais para vigiar a relíquia. O pequeno Kong responde que certa vez, Cranky deu a ele uma bebida de "mega-vitamina", e que talvez eles possam achar a receita. Apesar de certa relutância de Donkey, Diddy procura por ingredientes e manda o gorila checar pela receita no livro de poções e feitiços. Os dois leem os ingredientes através de uma canção enquanto o Coco de Cristal se revela do globo onde ele está guardado. A relíquia começa a flutuar em torno deles sem que eles percebam. Após a canção e brindarem com dois copos da bebida, Donkey e Diddy finalmente notam o Coco de Cristal flutuando e saindo pela entrada da cabana. Percebendo que foi o verso "diga coco, e isso deve flutuar" causou a relíquia flutuar, eles chegam a conclusão que não era uma receita, mas na verdade um feitiço. Os dois então saem correndo atrás do Coco de Cristal.

Ao mesmo tempo, no cais da ilha, Cranky está no avião de Funky que está a ponto de decolar. Ele se pergunta o que está fazendo ali, preocupado com Donkey e Diddy por estarem guardando o Coco de Cristal. Funky diz para o Kong idoso relaxar e aproveitar a viagem. Cranky pensa sobre os problemas que Donkey e Diddy podem causar, mas é distraído pela decolagem arriscada de Funky, dizendo que ele pode não viver muito mais para descobrir.

Enquanto isso, Donkey e Diddy estão perseguindo o Coco de Cristal pela selva usando cipós. Eles estão preocupados pelo problema que causaram e temem que a relíquia possa cair nas mãos de King K. Rool.

No céu, Cranky está se sentindo muito incomodado pelo estilo de voo de Funky executando acrobacias, dizendo ser demais para ele, mas o gorila surfista não consegue ouvir. O gorila idoso manda ele descer e pousar. Funky entende isso como um pedido para voar de cabeça para baixo. Momentos depois da manobra, Cranky acaba deixando cair o frasco do tônico do riso, mas consegue agarrá-lo de novo depois que Funky realiza uma manobra de super sônico também por engano e voa sob o objeto em queda. Cranky manda o gorila surfista nunca fazer isso de novo, mas Funky entende como fazer outra vez.

De volta ao lar dos Kremlings, K. Rool ainda está ouvindo batidas e tentando se convencer a dormir, pelo menos, por alguns instantes. Irritado, ele decide então usar um monitor para se comunicar com o General Klump e checar o progresso da missão. Mas K. Rool percebe que Klump está dormindo em pé na selva. Depois de acordá-lo, o rei diz que as batidas ainda continuam. O general então responde que a fonte dos barulhos é Eddie, o Velho e Perverso Yeti, e pede para Krusha confirmar, mas ele também está dormindo em pé perto dele. Após o Kremling musculoso acordar, K. Rool diz que quer que "ele seja silenciado", e o General Klump pergunta se é por causa dele ter dormindo no trabalho. Irritado, o rei responde que estava se referindo a Eddie, mas é interrompido pela imagem do Coco de Cristal flutuando atrás de Klump. K. Rool pergunta se o general não notou nada diferente, e ele responde não ter avistado nenhuma atividade suspeita. Klump e Krusha finalmente percebem a relíquia flutuando em torno deles. O rei então fala que a relíquia está indo para a Fábrica de Barris e que o general sabe o que fazer. Klump responde que é para ele parar com as batidas. Mas K. Rool fica irritado e diz para o general pegar o Coco de Cristal, enquanto ele mesmo irá para as Montanhas Brancas resolver o problema do barulho. Após Klump desmaiar por bater na própria cabeça por acidente, Krusha encara o monitor confuso, e o dispositivo é desligado.

Depois de perseguirem o Coco de Cristal até chegarem a Fábrica de Barris, Donkey e Diddy perderam a relíquia de vista. Mas depois de avistar ela flutuando para longe, Diddy nota o helicóptero de barril de Bluster Kong no heliporto. Usando o veículo, eles seguem a relíquia e eventualmente conseguem pegá-la. No chão, Klump e Krusha percebem o helicóptero no céu, e o general decide dar "uma ajuda" para eles aterrissarem. Ele ordena dois Kritters a atirarem no helicóptero com disparadores de Klaptraps. O enxame de Kremlings minúsculos consome a hélice principal do veículo ainda no ar, fazendo Donkey e Diddy caírem na selva junto dele. Logo em seguida, o Coco de Cristal começa a flutuar para longe de novo, e os Kremlings o perseguem.

Nas Montanhas Brancas, Funky e Cranky estão sobrevoando o local. O gorila idoso diz que já consegue ver Eddie, mas Funky não consegue ouvi-lo bem por causa do barulho do avião. Com Cranky pedindo para o gorila surfista fazer algo para que eles possam se comunicar melhor, Funky decide então desligar o motor do veículo. Depois do primata idoso perguntar o que está mantendo o avião no ar e Funky responder que nada, o avião passar a cair. Cranky então começa a gritar.

No local da queda do helicóptero de barril na selva, Donkey e Diddy conversam. O pequeno Kong conclui que se o veículo foi destruído por Klaptraps, os Kremlings devem ter sido os responsáveis pelo ataque e que devem estar com o Coco de Cristal agora. Deprimido, Donkey acha que ele não merece ser o futuro líder da Ilha de Kongo Bongo. Mas Diddy tenta encorajá-lo dizendo que ser o futuro líder nunca seria fácil e que qualquer um pode cometer erros. Ele também menciona que ninguém seria melhor na posição do que o gorila. Assim, Donkey recupera a confiança dele, e ele e Diddy voltam a procurar pelo Coco de Cristal.

Depois de finalmente aterrissarem nas Montanhas Brancas, Cranky e Funky então sentindo muito frio, e o Kong idoso promete nunca mais viajar com o gorila surfista, com ele também concordando. De repente, eles são surpreendidos pela chegada de Eddie, o Velho e Perverso Yeti carregando uma clava grande. Funky então explica que ele está estressando todo mundo na ilha, mas Eddie responde chamando a si mesmo de ranzinza. Os três começam a discutir quem é o mais ranzinza. Mas Cranky e Funky concluem que Eddie é o mais ranzinza, e que ele também está carregando uma clava. Com Eddie ficando zangando, os dois decidem sair correndo, e ele logo os persegue.

Ao mesmo tempo, no lar dos Kremlings, Donkey e Diddy estão tentando entrar pela entrada da caverna principal sem serem notados. O pequeno primata está preocupado com o local, mas o gorila assegura que está pensando num plano. Ainda contando com a sorte, os dois decidem entrar no local.

De volta às Montanhas Brancas, Funky e Cranky estão próximos à entrada de um túnel das minas, e o gorila surfista nota que Eddie deve ter perdido eles de vista. Com ele dando nos nervos dos dois, Cranky se pergunta como podem chegar perto o bastante de Eddie para administrar o Tônico do Riso e também nota que a bebida está congelando. Funky então tem a ideia dos dois cercá-lo, mas Cranky acha que ele está enlouquecendo. O plano de Funky é atirar uma bola de neve com o tônico na boca de Eddie para forçá-lo a tomar a bebida. Cranky fica surpreso com o gorila surfista por finalmente ter tido uma boa ideia. Ele manda Funky fazer a bola de neve, enquanto termina de preparar o Tônico do Riso.

No lar dos Kremlings, o General Klump diz que vai encontrar King K. Rool nas Montanhas Brancas para informar o sucesso da missão deles. Ele manda Krusha, que segura o Coco de Cristal na mão dele sentado sobre o pódio do trono, guardar a relíquia com a vida dele até o rei retornar e para ele não dormir. Depois que ele parte num Vagão de Mineração, Donkey e Diddy estão escondidos atrás de outro vagão. O pequeno primata acha que eles não vão conseguir chegar perto da relíquia sem serem notados, mas o gorila diz ter um plano. Com Krusha e os Kritters presentes já caindo no sono, os dois heróis se aproximam do pódio enquanto escondidos dentro de um vagão. Diddy quer saber a próxima parte do plano, com Donkey dizendo que o pequeno herói deve pegar o Coco de Cristal sem acordar o Kremling musculoso, mas Diddy se sente desconfortável em ter que fazer isso.

Cranky e Funky já estão prontos para começarem o plano deles nas Montanhas Brancas. Com os dois ouvindo alguém saindo do túnel e acreditando ser Eddie, Cranky avisa que todo o tônico está numa única bola de neve e que Funky só tem uma chance de acertar o alvo. O gorila surfista pula diante dos trilhos do túnel e está a ponto de atirar a bola de neve quando eles percebem a chegada de K. Rool e um Kritter ao local em vagões de mineração. O General Klump chega logo em seguida em outro vagão e informa que eles adquiriram o Coco de Cristal. O rei começa a celebrar declarando que a ilha é dele. Cranky fica decepcionado por Donkey e Diddy não terem conseguido fazer o trabalho deles. Com ele achando que as coisas não poderiam ficar piores, Eddie aparece de repente, grunhindo e assustando todos os presentes. Funky acaba atirando a bola de neve com o tônico nele, mas Eddie usa a clava dele para rebatê-la. A bola de neve cai na boca de K. Rool que começa a rir sem controle. Isso faz com que Eddie também comece a rir. As tropas de Kremlings presentes, não entendo o que está acontecendo, também riem junto deles. O barulho causa uma avalanche. Eddie, Funky e Cranky conseguem fugir para dentro do túnel das minas, mas os Kremlings continuam a rir e não percebem o perigo até ser tarde demais.

No lar dos Kremlings, Diddy está tentando pegar o Coco de Cristal da mão de Krusha, mas não consegue alcançá-lo, enquanto Donkey espera dentro do vagão. A avalanche nas Montanhas Brancas faz o chão tremer, acordando o Kremling musculoso. Ele percebe Diddy com o Coco de Cristal, e diz que ele não é a mamãe dele. Tentando fingir ser a mãe dele, o pequeno Kong pede para ele voltar a dormir. Mas Krusha manda os Kritters a atacarem. Diddy consegue entrar no vagão com a relíquia e pergunta para Donkey se o tremor faz parte do plano dele. Depois de responder que não, os dois conseguem fugir no vagão de mineração antes que os Kremlings ataquem.

Enquanto isso nas Montanhas Brancas, K. Rool e os subordinados dele estão presos numa pilha de neve. Com somente a coroa visível e ainda rindo sem controle, o rei ordena que o General Klump comece a cavar, e que o mais cedo ele sair dali, mais rápido ele vai pegar o Coco de Cristal e conquistar a ilha. Em seguida, o avião de Funky pode ser visto deixando o local.

Mais tarde, na Cabana do Cranky, ele recita um feitiço do livro para impedir o Coco de Cristal de flutuar, que em seguida é guardado dentro do globo de novo. Donkey tenta se desculpar pelo ocorrido, mas o primata idoso diz estar cansado demais para desculpas e que o importante é que eles conseguiram a relíquia de volta. Diddy promete que eles não irão cometer o mesmo erro da próxima vez. Cranky então pede para eles irem embora, porque agora que Eddie está feliz, eles não sabem quanto tempo isso vai durar e que têm que aproveitar para poderem dormir. Depois que Donkey, Diddy e Funky vão embora, também querendo dormir, Cranky tenta dormir na poltrona dele, mas não consegue por causa do barulho das risadas de Eddie vindas das Montanhas Brancas. Enquanto o gorila idoso dá um grito de frustração, Eddie só continua a rir.

Canção[]

  • Mixing Your Cares Away ("misturando/espantando suas precauções", em português brasileiro)
Advertisement