Clambo

Arte de Clambo do jogo Donkey Kong Country.

Clambos são inimigos ostras encontrados nos jogos Donkey Kong Country e Donkey Kong Land.

Clambos são ostras com olhos e línguas longas encontradas nos cenários subaquáticos na Ilha Donkey Kong. Assim como os Croctopus, eles também são invulneráveis aos ataques de Enguarde, o Peixe-Espada. Clambos podem atacar cuspindo entre uma ou cinco pérolas ao mesmo tempo em Donkey e Diddy Kong.

Apesar de Clambos aparecem primeiro na fase aquática Coral Capers do mundo Selva Kongo, eles são a principal ameaça na fase Clam City do mundo Vale da Vinha.

Colossal Clambo[]

Colossal Clambo é o chefe do mundo Kremlântida no jogo Donkey Kong Land.

Colossal Clambo aparece na fase final de ruinas submersas do mesmo mundo, Sea-Bed Showdown. Ao contrário de Clambos comuns, o chefe pode se mover e atacar os Kongs com pérolas. Durante a batalha com o chefe, o(a) jogador(a) deve mover Donkey e Diddy para perto de Clambos menores, fazendo a pérola atirada por Colossal Clambo se refletida de volta ao chefe, causando dano a ele no processo.